Dia das Crianças: dicas para superar medo de dentista desde a infância

  Desmistificar esse sentimento logo cedo ajuda a evitar que ele se prolongue ao longo da vida

Hoje, a experiência nos consultórios se tornou mais humana, acolhedora e menos traumática.
Créditos: Envato

A infância é um período marcado por descobertas, formação de hábitos e pelo surgimento de alguns medos — e um dos mais comuns entre as crianças é o de ir ao dentista. Quem nunca presenciou, ou viveu, a clássica cena de choro na sala de espera?
 
Durante muito tempo, a Odontologia esteve associada à dor, aos ruídos assustadores dos aparelhos e a consultórios pouco acolhedores. O trauma costuma começar já na infância, quando a primeira ida ao dentista ocorre em um momento de dor, e não em um atendimento preventivo, que poderia proporcionar uma experiência mais positiva. O problema é que, essa insegurança, muitas vezes, não se limita à infância: ela cresce junto com a pessoa e segue presente na vida adulta, podendo causar a odontofobia, que afasta os pacientes das consultas e prejudica a saúde bucal. Dados da Oral Health Foundation, do Reino Unido, revelam que mais de um terço das pessoas evita o dentista por receio. No Brasil, uma pesquisa da UFRGS aponta que 22,4% compartilham dessa sensação, frequentemente iniciada nas primeiras visitas ao consultório.
 
Medo que pode (e deve) ser superado
Felizmente, o cenário mudou. A Odontologia moderna abandonou a imagem de sofrimento. Hoje, clínicas contam com equipamentos mais silenciosos, anestesias mais eficazes, tratamentos a laser, escaneamento intraoral — que, em vários casos, já pode substituir as antigas moldagens — e técnicas de sedação consciente. A experiência se tornou mais humana, mais acolhedora e menos traumática. 
 
Para os pequenos, isso se traduz em um atendimento lúdico, que respeita o tempo e o emocional de cada paciente. “O medo ainda afasta muitas pessoas dos tratamentos, mas não precisa ser assim. Soluções modernas e voltadas ao bem-estar permitem que as crianças desenvolvam uma relação saudável com os cuidados odontológicos e evitem levar esse temor para a vida adulta”, afirma a dentista e diretora da Neodent, Priscila Gonçalves Cordeiro.
 
Para quem apresenta a odontofobia, existem diversas estratégias para tornar essa experiência mais tranquila e menos ameaçadora. Uma das principais recomendações é escolher um dentista que transmita confiança. A relação entre paciente e profissional é essencial para reduzir a ansiedade. Quando o dentista escuta com atenção, explica cada etapa do tratamento com clareza e mantém uma comunicação aberta, o paciente se sente mais seguro e no controle da situação. “Um passo importante é conversar abertamente com o dentista sobre a ansiedade. Os profissionais estão acostumados com esse tipo de situação e podem adaptar o atendimento tanto para adultos, quanto para crianças. Ajustes no ritmo da consulta, pausas estratégicas, explicações detalhadas e até recursos de relaxamento, como música ambiente ou respiração guiada, fazem toda a diferença”, comenta Priscila.
 
Outra dica é agendar a consulta para o início do dia, se possível. Isso pode ajudar ao evitar o acúmulo de ansiedade ao longo das horas e reduzir o risco de imprevistos que acabariam aumentando o estresse, como atrasos ou outros compromissos. Consultórios costumam estar mais tranquilos no começo do expediente, com menos movimento e espera — ideal para quem sente receio.
 
Em tempos de internet, a dentista alerta: é fundamental evitar fontes não confiáveis “Pesquisar por conta própria pode gerar ainda mais medo. Em vez disso, o aconselhável é sempre buscar informações diretamente com seu dentista”.
 
Se o nervosismo for muito grande, levar um acompanhante de confiança pode ajudar. Ter alguém ao lado transmite apoio emocional e reduz a sensação de vulnerabilidade. Às vezes, só de ver um rosto conhecido na sala de espera, o paciente já se sente mais calmo.
 
Tecnologia, conforto e confiança em cada etapa
As inovações não apenas tornam o cuidado mais confortável em todas as fases da vida, mas também ampliam as possibilidades de tratamento. Alinhadores transparentes, por exemplo, podem substituir os antigos aparelhos metálicos, oferecendo uma solução mais prática e discreta, até mesmo para alguns casos de adolescentes. Já a técnica de carga imediata em implantes permite devolver o sorriso no mesmo dia, reduzindo a espera e fortalecendo a autoestima. Além disso, o escaneamento digital da arcada dentária, que substitui as moldagens convencionais feitas com massas que podem causar náusea, proporciona muito mais conforto ao paciente.
 
Além de resultados mais rápidos, essas transformações constroem vivências positivas desde cedo. E é justamente isso que permite às novas gerações e aos adultos estabelecer uma relação de confiança com o dentista e a saúde bucal, cultivando hábitos que vão acompanhá-los por toda a vida.
 
Sobre a Neodent
Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presença em 97 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
 
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários